Lula abre cúpula do G20 no Rio e anuncia Aliança Global contra Fome e Pobreza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu nesta segunda, 18, a cúpula do G20, que acontece na cidade do Rio de Janeiro. Em seu discurso de abertura, Lula destacou que espera que o encontro seja marcado pela “coragem de agir” diante dos desafios globais. O ponto alto da manhã foi o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa do governo brasileiro para acelerar os esforços globais na erradicação desses problemas.

A Aliança foi aderida por 81 países, incluindo 18 das 19 nações do G20, com exceção da Argentina, além da União Europeia e da União Africana. A iniciativa já conta também com o apoio de 64 organizações internacionais. Lula enfatizou que o objetivo central da presidência brasileira no G20 é justamente a criação da Aliança, que visa articular políticas públicas eficazes, fontes de financiamento e recomendações internacionais para enfrentar a fome e a pobreza em nível global.

Em seu discurso, o presidente ressaltou que esses problemas não são consequência de escassez ou fenômenos naturais, mas sim de decisões políticas que perpetuam a exclusão social. Lula também expressou preocupação com o agravamento de conflitos internacionais, crises humanitárias e as consequências de crises climáticas e da pandemia de covid-19, que matou mais de 15 milhões de pessoas. “Dezesseis anos depois, constato com tristeza que o mundo está pior”, afirmou o presidente, destacando a necessidade de ação imediata e eficaz para superar esses desafios.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*