MEC antecipa divulgação dos gabaritos do Enem e disponibiliza cadernos de questões

O Ministério da Educação (MEC) antecipou para esta quinta, 14, a divulgação dos gabaritos e cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A publicação estava inicialmente prevista para a próxima quarta, 20, mas, conforme anunciado pelo ministro Camilo Santana no último domingo, 10, o governo federal decidiu antecipar o cronograma. O material, que já pode ser acessado no portal do Inep, está disponível de acordo com as cores dos cadernos de provas (verde, cinza, azul e amarelo) e por dia de aplicação (3 e 10 de novembro).

O Inep também comunicou que uma questão foi anulada na prova de Ciências da Natureza. A questão cancelada não será considerada para o cálculo da proficiência dos participantes e foi identificada nos diferentes cadernos de provas com números distintos: no caderno verde, a questão 124 foi anulada; no cinza, a 100; no azul, a 129; e no amarelo, a 102. Além disso, os gabaritos e cadernos das provas adaptadas para deficientes visuais também estão disponíveis, com a tecnologia de leitura de tela assistiva, que permite o acesso aos conteúdos por meio de um sintetizador de fala.

Os participantes que não compareceram ao Enem 2024, seja por problemas logísticos ou por estarem com doenças previstas no edital, têm até a próxima sexta, 15, para solicitar a reaplicação. As provas de reaplicação acontecerão nos dias 10 e 11 de dezembro, com um único ciclo de reaplicação para todos os inscritos. A divulgação dos resultados finais do Enem está agendada para 13 de janeiro de 2025.

Além disso, o Inep deve divulgar até o final de novembro a lista dos estudantes do ensino médio público que receberão uma parcela extra de R$ 200 do programa Pé-de-Meia, destinado aos participantes do Enem 2024. O pagamento será realizado na conta poupança da Caixa Econômica Federal, aberta para os estudantes que participarem do exame, com o valor sendo depositado após a conclusão do ensino médio. Com mais de 4,3 milhões de inscritos, a edição deste ano do Enem teve presença de 73,4% dos candidatos no primeiro dia de provas e 69,4% no segundo.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*