PF desmantela esquema de golpes em criptomoedas que lesou 10 mil investidores

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta, 7, a Operação Profeta, voltada contra uma empresa de investimentos em criptomoedas e mercado Forex suspeita de aplicar golpes financeiros em cerca de 10 mil investidores. Com ações no Rio de Janeiro e em São Paulo, a operação busca cumprir um mandado de prisão preventiva e dez de busca e apreensão. A investigação aponta que a empresa teria desviado mais de R$ 260 milhões, remetendo esses valores ao exterior sem o consentimento das vítimas.

Segundo a PF, o esquema envolvia uma complexa estrutura de captação de investimentos, onde os valores eram recebidos e, posteriormente, transferidos para fora do país via corretoras de criptomoedas. O principal alvo da investigação teria utilizado elementos religiosos para ganhar a confiança dos investidores, explorando a fé como estratégia para atrair vítimas, o que motivou o nome da operação.

As investigações indicam a prática de diversos crimes contra o sistema financeiro nacional, incluindo apropriação indevida, evasão de divisas, e negociação de valores mobiliários sem a devida autorização. Também são apurados crimes como operação de instituição financeira sem autorização e lavagem de dinheiro por meio de ativos virtuais, caracterizando uma organização criminosa transnacional que utilizava ativos digitais para dificultar o rastreamento dos recursos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*