Exército israelense anuncia eliminação de comandante do Hezbollah

O Exército de Israel informou, nesta segunda, 4, que eliminou Abu Ali Rida, comandante do Hezbollah na região de Baraachit, no sul do Líbano, intensificando a campanha contra o movimento islâmico libanês. Rida, segundo o comunicado das Forças de Defesa de Israel (FDI), era responsável por coordenar ataques com foguetes e mísseis antitanque contra tropas israelenses e supervisionar atividades consideradas terroristas pelo grupo na região. Desde o início da ofensiva terrestre, no final de setembro, Israel tem realizado ataques localizados para neutralizar infraestruturas e lideranças do Hezbollah.

A escalada de confrontos no Líbano e os intensos bombardeios deslocaram milhares de pessoas, com o governo libanês estimando mais de 2.800 mortos no país desde o início da ofensiva israelense. Israel, por sua vez, reporta a morte de 72 civis e 38 soldados desde o início dos disparos de foguetes e dos confrontos no sul do Líbano. Além disso, ataques partindo do território libanês contra o norte de Israel intensificaram-se, com cerca de 50 foguetes disparados nesta segunda-feira, atingindo regiões como a Galileia Ocidental.

O conflito que começou na Faixa de Gaza em outubro de 2023, envolvendo o Hamas, estendeu-se ao Líbano, onde Israel intensificou suas operações contra o Hezbollah, aliado do grupo palestino. Paralelamente, o Irã criticou a presença militar dos Estados Unidos no Oriente Médio após o envio de bombardeiros B-52 para a região, em apoio a Israel. O governo iraniano denunciou a ação como “desestabilizadora”, reforçando seu apoio ao Hezbollah e ao Hamas, e alertando para possíveis respostas a ataques israelenses.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*