Morre Luiz Onmura, primeiro judoca brasileiro medalhista olímpico

O judô brasileiro perdeu uma de suas referências neste sábado, 2. Luiz Onmura, primeiro judoca nascido no Brasil a conquistar uma medalha olímpica, morreu aos 64 anos, em Santos (SP), vítima de um câncer na língua, diagnosticado em 2022. Conhecido pelo apelido “Samurais”, Onmura fez história ao conquistar o bronze nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, na categoria até 71 quilos, encerrando um jejum de 12 anos para o país.

Onmura também teve um papel importante em competições internacionais ao longo de sua carreira. Além do bronze olímpico, ele conquistou pratas nos Jogos Pan-Americanos de San Juan (1979), Caracas (1983) e Indianápolis (1987), além de ser bicampeão do Campeonato Pan-Americano (1980 e 1988) e campeão sul-americano (1979). Sua trajetória abriu caminho para uma série de pódios do judô brasileiro em Olimpíadas, somando 28 medalhas até hoje.

Após encerrar a carreira como atleta, Onmura trabalhou como instrutor de tiro e defesa pessoal na Polícia Civil de São Paulo. Em 2016, ele teve a honra de conduzir a tocha olímpica no Rio. Ele deixa a esposa, Stefania Ribeiro Onmura, e as filhas, Giulia e Yumi Ribeiro Onmura. Em nota, o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, destacou a bravura de Onmura: “Luiz representou com orgulho as cores do Brasil e os valores do judô e do olimpismo. Toda a comunidade esportiva lamenta esta perda e presta solidariedade à família e aos amigos”.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*