União Brasil desiste de Elmar e apoia Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara

A direção nacional do União Brasil desistiu de lançar Elmar Nascimento (BA) como candidato à presidência da Câmara dos Deputados, optando por apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB), que desponta como favorito. A decisão veio após Elmar enfrentar dificuldades para consolidar apoio dentro e fora do partido. Nos últimos meses, Elmar viu seu nome perder força, mesmo com tentativas de articulação junto ao PSD e à base governista. O movimento de apoio ao candidato do Republicanos foi selado em um jantar entre Elmar e a cúpula do União Brasil, sinalizando uma reviravolta nas intenções do partido.

A candidatura de Hugo Motta ganhou força nas últimas semanas, especialmente após conquistar o endosso das maiores bancadas da Câmara, incluindo PL (92 deputados) e PT (68). O deputado também recebeu apoio do PP, MDB, Republicanos, Podemos, PCdoB e, possivelmente, do PV, o que totaliza 323 deputados em seu bloco de apoio. Essa ampla coalizão impulsiona Motta na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara, consolidando-o como o principal nome para liderar a Casa entre 2025 e 2026.

Segundo as regras da Câmara, para vencer no primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta dos votos, com a presença de, no mínimo, 257 deputados. Caso isso não ocorra, a disputa segue para um segundo turno entre os dois mais votados. A escolha do novo presidente da Câmara ocorrerá em fevereiro de 2025, e o mandato será de dois anos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*