Polícia Civil desarticula pirâmide financeira que movimentou R$ 1 bilhão no Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério Público Estadual, deflagrou nesta quinta, 31, a Operação Queops, que investiga um esquema de pirâmide financeira que teria movimentado aproximadamente R$ 1 bilhão desde 2015. As investigações apontam que esta pode ser a maior pirâmide financeira já registrada no estado, prejudicando financeiramente centenas de pessoas. Ao todo, 39 pessoas foram denunciadas e 12 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos contra quatro integrantes do grupo investigado.

De acordo com o Ministério Público, a quadrilha operava atraindo principalmente militares, aposentados, pensionistas e servidores públicos. O esquema era estruturado com a participação de 15 empresas criadas exclusivamente para aplicar golpes financeiros. Em uma das modalidades de fraude, a vítima era persuadida a realizar um empréstimo com uma instituição indicada pelos criminosos, recebendo apenas uma parte do valor enquanto o restante era transferido para as empresas do grupo, que prometiam honrar o pagamento das parcelas, mas nunca o faziam.

Em outra prática fraudulenta, a organização oferecia às vítimas, que já possuíam empréstimos, uma suposta redução das parcelas, utilizando refinanciamento ou portabilidade da dívida. Após contraírem um novo empréstimo com valores superiores ao prometido, os criminosos exigiam a devolução do valor excedente, que ficava com eles, deixando as vítimas ainda mais endividadas. Além das perdas financeiras, as vítimas também relatam que foram ameaçadas pelo grupo para evitar denúncias.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*