Gaza, Sudão e Haiti em alerta máximo para agravamento da fome, segundo ONU

As agências alimentares da ONU, FAO e PAM, alertaram nesta quinta-feira (31) sobre o possível agravamento da fome em diversas regiões do mundo nos próximos sete meses. Gaza, Sudão, Sudão do Sul, Mali e Haiti estão entre as áreas mais preocupantes, devido aos conflitos e à violência armada que impulsionam a insegurança alimentar aguda. As condições climáticas extremas e as dificuldades econômicas também são fatores que pressionam ainda mais essas regiões, de acordo com o relatório semestral divulgado pelas agências.

A situação crítica exige ações humanitárias urgentes para evitar mortes e maiores desastres humanitários nessas regiões. As agências destacam que, na Faixa de Gaza, por exemplo, o recrudescimento das hostilidades entre palestinos e israelenses já deslocou 91% da população, ameaçando a segurança alimentar de quase 2 milhões de pessoas. No Sudão do Sul, as inundações recentes e a instabilidade econômica também têm impactos devastadores, aumentando o número de pessoas em risco de fome e morte.

Outros países, como Nigéria, Chade, Iêmen, Moçambique, Síria e Líbano, apresentam cenários alarmantes de insegurança alimentar. Segundo o relatório, os conflitos têm efeitos diretos e indiretos, como deslocamentos de populações, interrupções econômicas e falta de acesso a mercados. Além disso, condições climáticas severas, agravadas pelo fenômeno La Niña, podem intensificar ainda mais as crises alimentares em várias regiões, comprometendo a capacidade de resposta dos governos e aumentando a necessidade de apoio humanitário.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*