Irã promete resposta a ataque israelense em meio a tensões crescentes no Oriente Médio

O Irã prometeu nesta segunda, 28, responder ao ataque de Israel realizado no último sábado, 26, contra alvos militares iranianos. Esmaeil Baghaei, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, afirmou que Teerã “usará todas as ferramentas disponíveis para dar uma resposta definitiva e eficaz ao regime sionista”, referindo-se a Israel. Embora o governo iraniano tenha minimizado os danos causados, o ataque gerou preocupação internacional, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo o fim da escalada de tensões.

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, declarou que o incidente não deve ser exagerado nem subestimado, mas que o país deve demonstrar seu poder frente a Israel. Os ataques israelenses, segundo informações militares, envolveram três ondas de bombardeios contra fábricas de mísseis e outros locais estratégicos próximos a Teerã e no oeste iraniano.

O confronto entre os dois países intensificou-se após uma série de mísseis iranianos lançados em outubro, grande parte dos quais Israel afirmou ter interceptado. O Irã é conhecido por apoiar grupos como Hezbollah e Hamas, envolvidos em combates com forças israelenses no Líbano e na Faixa de Gaza, elevando os riscos de uma escalada ainda maior no Oriente Médio.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*