Neste sábado, 19, a 2ª fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) será aplicada a mais de 900 mil alunos dos ensinos fundamental e médio. A prova começará às 14h30, com duração de três horas, e os locais de aplicação estão disponíveis no site oficial da Olimpíada, organizados por unidade da federação e instituições participantes. Este ano, a OBMEP contou com um recorde de 56.516 escolas envolvidas, abrangendo 99,9% dos municípios brasileiros.
Os participantes da segunda fase enfrentarão seis questões discursivas, adequadas aos diferentes níveis de ensino. A prova pode ser feita com lápis ou caneta esferográfica azul ou preta, e é imprescindível a apresentação de um documento de identidade legível. A organização recomenda que os alunos cheguem com pelo menos 30 minutos de antecedência aos locais de prova. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (21) 2529-5084.
Os estudantes premiados nesta edição receberão um total de 8.450 medalhas, incluindo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 50 mil menções honrosas. A divulgação dos premiados será realizada em 20 de dezembro, e os medalhistas nacionais terão a oportunidade de ingressar no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa desenvolver a vocação científica e o conhecimento em matemática, com a oferta de uma bolsa de incentivo de R$ 300 para alunos de escolas públicas.
Considerada a maior olimpíada do conhecimento do país, a OBMEP busca incentivar o estudo da matemática e identificar jovens talentos. Destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, a competição é financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC). O desempenho na olimpíada pode impactar o processo seletivo do curso de bacharelado em matemática do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que inicia inscrições para a turma de 2025 em novembro.
Seja o primeiro a comentar