Ataque aéreo israelense no sul do Líbano mata prefeito de Nabatieh e deixa outras vítimas

Nesta quarta, 16, um ataque aéreo israelense atingiu o prédio municipal de Nabatieh, no sul do Líbano, matando o prefeito Ahmed Kahil e outras cinco pessoas, de acordo com fontes de segurança. Nabatieh, considerada uma importante cidade da região, foi alvo das forças israelenses em meio aos intensos confrontos com o Hezbollah, grupo militante apoiado pelo Irã.

Os ataques ocorreram apesar das preocupações dos Estados Unidos sobre o aumento de vítimas e o risco de uma guerra em maior escala no Oriente Médio. Israel tem conduzido operações tanto no sul do Líbano, em cidades como Nabatieh e Beirute, quanto na Faixa de Gaza, onde combate militantes do Hamas. As forças israelenses alegaram ter desmantelado infraestruturas do Hezbollah na região de Nabatieh e afirmam que os alvos eram estratégicos.

Além dos ataques aéreos, a Marinha israelense também realizou ofensivas coordenadas no sul do Líbano. Já em Beirute, testemunhas relataram duas grandes explosões nos subúrbios, áreas conhecidas por serem redutos do Hezbollah. Israel afirma que suas ações visam afastar as forças do grupo militante de suas fronteiras.

O conflito, que se intensificou nas últimas semanas, levou Israel a emitir ordens de retirada em mais de um quarto do território libanês. A ONU e países ocidentais têm pressionado por um cessar-fogo, enquanto os EUA continuam a apoiar Israel, mas com preocupações crescentes sobre o impacto das operações em áreas civis.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*