Quilombolas conquistam prefeituras em 17 cidades pelo Brasil

Dezessete municípios brasileiros elegeram prefeitos quilombolas nas últimas eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A maioria dos eleitos são homens (15), e apenas duas mulheres foram escolhidas. Em relação à cor declarada, oito candidatos se identificaram como pretos, seis como pardos e três como brancos. As cidades que elegeram esses prefeitos estão distribuídas pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, sem registros na Região Sul.

O estado de Goiás lidera com quatro prefeitos quilombolas: Fernando Cardoso (União), em Cromínia; Chico Vaca (PL), em Corumbá de Goiás; Vilmar Kalunga (PSB), em Cavalcante; e Ney Novaes (PT), em Professor Jamil. No Tocantins, foram eleitos três prefeitos quilombolas em Chapada da Natividade, São Félix do Tocantins e Peixe. Outros estados como Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Piauí, São Paulo e Pará também registraram vitórias de representantes quilombolas.

Além dos prefeitos, quilombolas também tiveram destaque no Legislativo. Um total de 262 homens e 72 mulheres quilombolas garantiram cadeiras nas câmaras municipais de todo o país, representando um avanço na participação política desses grupos tradicionais.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*