A partir de 1º de novembro de 2024, o ingresso para o Parque Nacional de Brasília, conhecido como Água Mineral, terá um aumento de 110%, passando de R$ 18 para R$ 38. A medida foi oficializada por portaria publicada no Diário Oficial da União. Crianças até 12 anos e idosos continuarão a ter entrada gratuita. Localizado a 10 km do centro de Brasília, o parque funciona diariamente com entrada permitida até as 16h, com capacidade máxima de 2 mil pessoas por dia.
O Parque Nacional de Brasília é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e desempenha um papel fundamental na preservação da fauna e flora do Cerrado. Além disso, o parque abriga importantes bacias hidrográficas que contribuem com 25% da água potável do Distrito Federal, por meio da represa Santa Maria.
Após um incêndio que destruiu mais de 2 mil hectares do parque, a unidade chegou a ser fechada para visitação. Embora as piscinas tenham sido reabertas, as trilhas seguem interditadas, sem previsão de reabertura.
Seja o primeiro a comentar