Líder supremo do Irã, Khamenei diz que não recuará diante de Israel

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta sexta, 4, que o Irã e seus aliados regionais não recuarão diante de Israel, após um ataque israelense em Beirute que, segundo se acredita, teria como alvo o sucessor de Hassan Nasrallah, o líder assassinado do Hezbollah, grupo apoiado por Teerã.

O Irã aumentou as apostas ao disparar mísseis contra Israel na última terça, 1, depois que seu inimigo assassinou Nasrallah, que era secretário-geral do Hezbollah e uma figura imponente que transformou o grupo na força militar e política mais poderosa do Líbano, com alcance em todo o Oriente Médio. Israel prometeu reagir.

“A resistência na região não recuará, mesmo com a morte de seus líderes”, disse Khamenei em uma rara aparição liderando as orações de sexta-feira em Teerã, mencionando Nasrallah em seu discurso e chamando o ataque a Israel de legal e legítimo.

Ele não mencionou o oficial do Hezbollah Hashem Safieddine, que, segundo rumores, seria o sucessor de Nasrallah. O repórter Barak Ravid, da Axios, citou três autoridades israelenses que disseram que Safieddine foi alvo de ataques em um bunker subterrâneo em Beirute durante a noite. “O destino de Safieddine não estava claro”, afirmou Ravid no X.

Os militares israelenses não quiseram comentar e o Hezbollah não mencionou o destino de Safieddine. Seu irmão Sayyed Abdallah Safieddine, que é o representante do Hezbollah no Irã, assistiu ao discurso de Khamenei em Teerã.

Os representantes do Irã em seu Eixo de Resistência – Hezbollah, Houthis no Iêmen e grupos armados no Iraque – realizaram ataques na região em apoio aos palestinos na guerra de Gaza. Khamenei disse que o Afeganistão deveria se juntar à “defesa”.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*