A partir desta terça, 1º, a conta de energia elétrica sofrerá aumento com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, o nível mais alto do sistema de tarifação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a mudança, o custo adicional será de R$ 7,877 para cada 100 quilowatts-hora consumidos, uma elevação significativa em relação ao valor anterior de R$ 4,463. A decisão foi motivada pela escassez hídrica e o aumento do custo da energia no mercado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para refletir os custos de geração de energia elétrica e orientar os consumidores sobre a melhor forma de gerenciar o consumo. As bandeiras variam entre as cores verde, amarelo e vermelho, em dois patamares, sendo que a bandeira vermelha patamar 2 indica o maior custo extra. A bandeira vermelha patamar 1 já estava em vigor desde setembro, substituindo a bandeira verde, que prevaleceu por boa parte do ano.
A Aneel ressaltou que o acionamento das bandeiras tarifárias visa tornar a cobrança de energia mais transparente para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse modelo, implantado em 2015, permite que os consumidores adaptem seus hábitos de consumo, buscando reduzir o valor final da conta de luz em períodos de alta nos custos de geração.
Seja o primeiro a comentar