Cerca de 511 mil contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até setembro recebem nesta segunda, 30, o último lote de restituição de 2024, informou a Receita Federal. O pagamento, que totaliza R$ 1,03 bilhão, será realizado ao longo do dia, diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração. Desse montante, cerca de 86 mil contribuintes são do Rio Grande do Sul, que foi incluído nas prioridades devido às enchentes de abril e maio.
Do total a ser restituído, 40% será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência física ou mental e aqueles cuja principal fonte de renda seja o magistério. Entre os prioritários, 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida terão preferência no recebimento. Outros 106.289 contribuintes não prioritários também estão incluídos neste lote.
Contribuintes podem consultar a restituição no site da Receita Federal ou no aplicativo da instituição. Se a restituição não for creditada na conta informada, o valor ficará disponível no Banco do Brasil por até um ano, podendo ser resgatado ou transferido por meio do Portal BB. Após esse período, o resgate deverá ser solicitado no portal e-CAC. A Receita Federal informou que 1,47 milhão de declarações foram retidas na malha fina neste ano.
Seja o primeiro a comentar