Banco Central eleva projeção de crescimento do PIB para 3,2% em 2024

O Banco Central (BC) revisou para cima a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2024, elevando a estimativa de 2,3% para 3,2%. A nova previsão foi divulgada no Relatório Trimestral de Inflação nessa última quinta, 26. O aumento na projeção reflete, principalmente, o consumo das famílias e os investimentos produtivos, que vêm demonstrando resultados positivos nos últimos trimestres.

Segundo o relatório, o crescimento no segundo trimestre de 2024 foi um dos fatores que impulsionou a revisão. O BC afirmou que a economia brasileira continua a mostrar sinais de dinamismo. “A atividade econômica brasileira segue mostrando vigor, levando a uma nova rodada de revisão para cima das projeções de crescimento no ano”, destacou o documento. O desempenho robusto surpreendeu o mercado, que esperava um crescimento de 1,6% no período, conforme o Relatório Focus, mas o PIB avançou 3,3% em relação ao mesmo trimestre de 2023.

A expectativa de inflação, por outro lado, foi ajustada para cima, passando de 3,96% para 4,31%, ainda abaixo da previsão de 4,37% no Focus. O BC atribuiu essa alta ao impacto da crise climática, que tem encarecido produtos agrícolas e bens industriais. A seca em diversas regiões do país prejudicou a produção agrícola e aumentou a pressão sobre os preços, o que também pode afetar o desempenho do setor produtivo no restante do ano.

Além disso, o relatório alertou para o impacto das condições climáticas na tarifa de energia. A falta de chuvas e o calor intenso vêm pressionando os custos de energia elétrica, com a possibilidade de novos aumentos tarifários. O BC destacou que o atraso no plantio da safra de verão devido à seca pode comprometer o cultivo da safra de inverno, criando um ciclo de pressão inflacionária sobre os preços agrícolas.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*