A Bahia confirmou nessa última quarta, 25, o sexto caso de botulismo registrado no estado em 2024, elevando o alerta das autoridades de saúde. A doença rara e grave já causou a morte de duas pessoas, enquanto três seguem hospitalizadas e uma recebeu alta. Os casos foram identificados nos municípios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas. A principal suspeita é que a infecção tenha ocorrido pela ingestão de mortadela de frango contaminada.
Em 2023, apenas dois casos da doença foram registrados na Bahia, ambos em Feira de Santana. A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, destacou que o botulismo é uma doença grave e que até mesmo um único caso já configura um surto. Ela alertou a população sobre a necessidade de atenção aos sintomas, como paralisia muscular repentina, e ao manuseio seguro de alimentos, verificando prazos de validade e a integridade das embalagens.
O botulismo é causado pela toxina da bactéria Clostridium botulinum, que pode ser ingerida através de alimentos contaminados ou entrar no corpo por ferimentos. A doença, embora rara, é potencialmente fatal e exige notificação imediata para que as autoridades de saúde possam agir rapidamente e prevenir novos casos.
Seja o primeiro a comentar