Governo federal lança projeto de formalização de endereço nas favelas de São Paulo

O governo federal iniciou, na capital paulista, o projeto piloto “CEP para Todos”, visando a formalização de endereços nas favelas e periferias. Desde o último sábado, 21, a Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, tem percorrido áreas como o Bananal, no bairro Jardim Ângela, na zona Sul, para implementar a ação. O projeto é coordenado pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), em parceria com os Correios.

A falta de um Código de Endereçamento Postal (CEP) tem dificultado o acesso dos moradores a serviços públicos essenciais, como saúde e educação, além de impactar a coleta de dados em levantamentos do Censo Demográfico. O secretário da SNP, Guilherme Simões, enfatizou que o endereço é fundamental para a inclusão social, possibilitando o cadastro em serviços e sendo crucial em emergências. “Um endereço é condição básica de cidadania”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano dos Santos.

Na fase inicial, 72 ruas de cinco territórios periféricos de São Paulo serão beneficiadas com a formalização do CEP. A iniciativa busca não apenas oferecer um endereço, mas também garantir que os moradores sejam reconhecidos como cidadãos, assegurando seu direito a uma série de serviços e políticas públicas.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*