A Polícia Federal (PF) já prendeu 31 candidatos nas eleições municipais deste ano que estavam com mandados de prisão em aberto, conforme atualizado às 17h nesa última sexta, 20. As prisões ocorreram em dez estados e os mandados envolvem crimes diversos, incluindo homicídio, estupro, tráfico, corrupção e, em grande parte, não pagamento de pensão alimentícia.
Embora a legislação não impeça candidatos com mandados de prisão em aberto de concorrerem, eles podem ser detidos se encontrados. No entanto, a partir deste sábado, 21, os candidatos que disputam as eleições municipais não poderão ser presos, exceto em caso de flagrante delito. Essa proteção se aplica durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno, marcado para 6 de outubro.
Neste pleito, 5.569 municípios estarão em disputa para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estima que mais de 463,35 mil candidatos participarão das eleições, com 155,9 milhões de pessoas aptas a votar. Vale ressaltar que eleitores no exterior não são obrigados a participar da votação municipal.
Seja o primeiro a comentar