Dez cidades do Norte e Centro-Oeste concentram 20,5% das queimadas no Brasil

De acordo com o Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dez cidades das regiões Norte e Centro-Oeste são responsáveis por 20,5% das queimadas registradas no país desde o início do ano, totalizando 39.247 dos 190.943 focos de incêndio. Os municípios, localizados nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Rondônia, enfrentam um cenário alarmante, especialmente em relação à preservação da Amazônia.

A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, lidera com 6.474 focos de incêndio, seguida por Altamira, também no Pará, com 5.250. Outras cidades com números significativos incluem Corumbá (MS) com 4.736 focos, e municípios do Amazonas como Apuí e Lábrea, ambos com mais de 4 mil registros. Beto Mesquita, do Grupo Estratégico da Coalizão Brasil Clima, destaca que a maioria das cidades afetadas está na Amazônia, alertando que os incêndios representam novos desafios para a fiscalização ambiental.

Em resposta à crise, o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou que seis estados da Amazônia justifiquem a concentração de 85% dos focos de queimadas em apenas 20 municípios da região, com um prazo de 30 dias para apresentação das explicações.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*