ONU deve adotar resolução pedindo retirada de Israel dos Territórios Palestinos Ocupados

Nesta quarta, 18, a Assembleia Geral das Nações Unidas deve adotar uma resolução elaborada pelos palestinos que exige a retirada de Israel dos Territórios Palestinos Ocupados dentro de 12 meses. A resolução, que visa isolar Israel no momento em que líderes mundiais se dirigem a Nova York para a reunião anual da ONU, é uma resposta ao parecer consultivo da Corte Internacional de Justiça (CIJ) de julho, que considerou ilegal a ocupação israelense dos territórios palestinos.

O projeto de resolução, o primeiro formalmente apresentado pela Autoridade Palestina desde que obteve direitos adicionais na ONU, reflete o parecer da CIJ que recomenda a retirada imediata, embora a resolução conceda um prazo de um ano. A embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, pediu que os países votem contra, criticando a medida como um obstáculo para uma solução de dois estados, uma visão compartilhada pelos aliados de Israel.

A votação ocorre em meio a tensões crescentes, com o embaixador israelense na ONU, Danny Danon, denunciando a resolução como “terrorismo diplomático”. O embaixador palestino, Riyad Mansour, apelou para que os países “fiquem do lado certo da história” e apoiem a resolução, destacando a importância do voto sob a perspectiva da lei internacional e da paz.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*