O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda, 16, um alerta de baixa umidade em áreas dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, com grau de severidade classificado como “grande perigo”. A umidade relativa do ar nas regiões centro, leste, norte e sul de Goiás, nordeste de Mato Grosso e em diversas partes do Tocantins pode ficar abaixo de 12%, especialmente durante o período mais crítico, a partir das 14h.
Além disso, o Inmet divulgou um segundo alerta para a baixa umidade, que pode variar entre 20% e 12%, atingindo o sudeste do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia, Distrito Federal e várias regiões de Minas Gerais. Essa situação intensifica o risco de problemas de saúde, como ressecamento da pele e irritações nos olhos e vias respiratórias, além de aumentar o risco de incêndios florestais.
Entre as recomendações do Inmet estão beber bastante líquido, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia, usar hidratantes para a pele e umidificar ambientes internos. O alerta abrange também regiões do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, onde a umidade deve variar entre 30% e 20%.
Seja o primeiro a comentar