China aumenta idade de aposentadoria para enfrentar envelhecimento populacional

A partir de janeiro de 2025, a China implementará um aumento gradual na idade de aposentadoria, que será estendido ao longo de 15 anos. A nova legislação, divulgada nessa última sexta, 13, pela agência Xinhua, eleva a idade de aposentadoria para os homens de 60 para 63 anos e ajusta a idade para as mulheres para 55 anos em cargos pesados e 58 anos em outras funções. Atualmente, a China possui uma das menores idades de aposentadoria entre as principais economias globais, e a mudança visa enfrentar desafios econômicos e demográficos.

O aumento na idade de aposentadoria reflete o crescimento da expectativa de vida, que era de 78 anos em 2021 e deve ultrapassar os 80 anos até 2050. Além disso, o país enfrenta uma força de trabalho em declínio e déficits orçamentários em várias províncias devido ao aumento das despesas com pensões. A nova regra também permitirá que trabalhadores adiem a aposentadoria mediante acordo com os empregadores.

A decisão do principal órgão legislativo chinês vem após uma série de preparações na mídia estatal, que destacaram a necessidade de adaptar a política à realidade de uma população cada vez mais envelhecida e a mudanças na educação e saúde. O Diário do Povo, publicação do Partido Comunista Chinês, ressaltou que a reforma visa alinhar-se com a expectativa de vida crescente e a evolução das condições econômicas e sociais do país.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*