A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta terça, 10, a Operação “DOG HEAD”, que resultou na prisão de 16 pessoas envolvidas em uma organização criminosa de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. No Distrito Federal, 11 pessoas foram presas. Com o apoio de 317 policiais em todo o Brasil, a operação cumpriu 128 medidas judiciais, incluindo 25 mandados de prisão e 51 de busca e apreensão. A organização, com ramificações no DF e em outros estados, movimentava grandes quantias para financiar suas atividades ilícitas.
A operação também resultou no sequestro de 25 veículos e um imóvel em Manaus, além da apreensão de 19 mil reais em espécie, porções de drogas, smartphones e computadores. Empresas de fachada eram utilizadas pela organização para movimentar cerca de 200 milhões de reais, quantia direcionada à compra de drogas e ao fortalecimento da facção criminosa. Veículos de luxo, avaliados em cerca de 500 mil reais, também foram apreendidos.
A investigação revelou a participação de ex-integrantes de facções criminosas da região norte do Brasil, que atuavam em atividades complexas, como a movimentação de grandes cargas de drogas e o uso de empresas fictícias para lavagem de dinheiro. Com a apreensão dos bens e o bloqueio de contas bancárias, a operação visa enfraquecer financeiramente a organização.
Os investigados responderão por crimes como tráfico interestadual de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro. Se condenados, as penas podem ultrapassar 41 anos de reclusão.
Seja o primeiro a comentar