O tufão Yagi, a tempestade mais forte da Ásia em 2024, causou destruição no norte do Vietnã, deixando 46 mortos e 22 desaparecidos, segundo dados do governo divulgados nesta segunda, 9. A maior parte das vítimas foi registrada devido a deslizamentos de terra e inundações provocadas pela tempestade, que atingiu a costa no sábado (7). Embora tenha sido rebaixado para depressão tropical no domingo, autoridades alertam para o risco contínuo de enchentes e novos deslizamentos.
A passagem do tufão gerou danos generalizados à infraestrutura e à atividade econômica. Milhões de residências e empresas ficaram sem energia, rodovias foram inundadas e redes de telecomunicações interrompidas. Em Haiphong, uma das principais cidades industriais do Vietnã, fábricas enfrentaram destruição de telhados e inundações, o que comprometeu a produção. A LG Electronics relatou danos em sua unidade de produção, onde um depósito com geladeiras e máquinas de lavar foi inundado.
Empresas e trabalhadores da região estão empenhados em mitigar os danos, tentando salvar equipamentos e proteger estoques. Parques industriais, como os gerenciados por Bruno Jaspaert, chefe das zonas industriais DEEP C, também foram atingidos. A previsão de mais chuvas mantém em alerta as áreas costeiras e industriais, agravando as dificuldades na recuperação dos estragos causados pela tempestade.
Seja o primeiro a comentar