ONS aprova medidas preventivas para garantir fornecimento de energia

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aprovou medidas preventivas para assegurar o fornecimento de energia no Brasil, considerando o cenário de seca nas regiões Norte e Nordeste e estiagem no Sudeste e Centro-Oeste. Durante a 295ª reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, discutiu-se o impacto do fenômeno La Niña, que pode trazer chuvas abaixo da média e temperaturas elevadas entre setembro e novembro. O ONS apontou alta demanda energética e baixa geração eólica, prevendo a necessidade de utilizar a reserva operativa para atender ao consumo.

Entre as ações definidas está o envio de energia das usinas termelétricas de Santa Cruz (RJ), Linhares (ES) e Porto Sergipe, com despacho flexível para reduzir os custos operacionais. Além disso, será articulada a operação excepcional do reservatório da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (PA) para garantir a vazão mínima, respeitando as licenças ambientais. Também foram discutidas novas linhas de transmissão, como a Porto Sergipe-Olindina-Sapeaçu e Terminal Rio-Lagos, visando assegurar o escoamento da energia durante os próximos meses.

O Comitê abordou ainda medidas especiais para garantir a segurança do fornecimento de energia durante as eleições municipais e ações preventivas contra desligamentos causados por queimadas. A expansão da capacidade de geração e transmissão em 2024 também foi destacada, com um aumento de 7.096,5 MW na geração e 2.409,4 km de novas linhas de transmissão, reforçando a infraestrutura elétrica do país.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*