A Receita Federal disponibiliza, a partir das 10h desta sexta, 23, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Serão pagos mais de R$ 6,8 bilhões a 5.347.441 contribuintes, com o crédito sendo realizado no próximo dia 30 de agosto. Para verificar se a declaração foi liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal ou utilizar o aplicativo disponível para tablets e smartphones.
Deste montante, R$ 469,1 milhões serão destinados a grupos prioritários: 15.077 idosos com mais de 80 anos, 84.659 contribuintes entre 60 e 79 anos, 7.168 pessoas com alguma deficiência física ou mental ou portadoras de doenças graves, e 27.372 professores. Além desses, 261.019 contribuintes que optaram por usar a declaração pré-preenchida ou pelo recebimento via Pix também estão incluídos neste lote, assim como 4.904.908 contribuintes não prioritários. Outros 47.238 contribuintes afetados pelo estado de calamidade no Rio Grande do Sul foram priorizados.
Para os contribuintes que não estão na lista deste lote, a orientação é acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar possíveis pendências. Caso existam inconsistências na declaração, é necessário corrigi-las por meio da declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
O pagamento da restituição será feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, ou por meio de chave Pix. Se houver problemas com o crédito, como conta desativada ou erro nos dados bancários, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, é possível reagendar o crédito pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB. Após esse período, o contribuinte deverá solicitar o valor não resgatado pelo Portal e-CAC.
Seja o primeiro a comentar