A Light, empresa de energia elétrica no Rio de Janeiro, está intensificando seus esforços para combater o furto de energia ao concluir a blindagem da rede elétrica em sete áreas de sua concessão até dezembro deste ano. A empresa já está trabalhando na quinta área, abrangendo regiões com altos índices de perdas não técnicas, como os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu e Belford Roxo. De acordo com o superintendente da Light, Bruno Rodrigues, a blindagem tem se mostrado uma das iniciativas mais eficazes na redução de furtos, com uma queda significativa de 90% para cerca de 5% a 6% em algumas áreas.
O projeto de blindagem da rede elétrica, que faz parte de uma série de medidas da Light para combater as perdas, visa impedir que consumidores irregulares acessem a energia de forma clandestina, antes que ela seja devidamente medida. Segundo Rodrigues, a prioridade é a blindagem nas regiões da Baixada Fluminense e nas zonas norte e oeste do município do Rio de Janeiro. Com um investimento planejado de R$ 2,5 bilhões nos próximos quatro anos, a companhia pretende alcançar aproximadamente 500 mil clientes, buscando reduzir o impacto financeiro de R$ 800 milhões anuais devido ao furto de energia.
Além do prejuízo financeiro, a Light destaca os riscos à segurança provocados pelas ligações clandestinas, que colocam vidas humanas em perigo.
Seja o primeiro a comentar