O Banco Central (BC) anunciou nessa última quinta, 15, em Brasília, que dados pessoais de 8.032 chaves Pix vinculadas a clientes do Banco BTG Pactual foram expostos devido a falhas pontuais nos sistemas da instituição. O vazamento ocorreu entre os dias 23 de julho e 5 de agosto deste ano. Apesar da gravidade do incidente, o BC esclareceu que não houve exposição de dados sensíveis, como senhas, movimentações financeiras ou outras informações protegidas por sigilo bancário. As informações vazadas incluem apenas dados cadastrais, como nome do usuário, CPF parcialmente mascarado, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.
As pessoas afetadas pelo vazamento serão notificadas exclusivamente pelo aplicativo ou internet banking do BTG Pactual, de acordo com o Banco Central. Não serão utilizados outros meios de comunicação, como mensagens, telefonemas, SMS ou e-mails, para evitar possíveis golpes ou fraudes. O BC também afirmou que já tomou as medidas necessárias para investigar detalhadamente o caso e garantiu que as medidas previstas na regulação vigente serão aplicadas.
Em nota, o BTG Pactual informou que as consultas aos dados foram pontuais e realizadas a partir de CPFs obtidos fora dos sistemas do banco, permitindo apenas a visualização dos dados de agência e conta corrente vinculados. O banco assegurou que não houve invasão de seus sistemas e que não foram expostos dados sensíveis. O BTG Pactual reforçou o compromisso com a segurança das informações e está disponível para atender a quaisquer dúvidas dos clientes por meio de seus canais de atendimento.
Seja o primeiro a comentar