Comércio varejista registra queda de 1% em junho, aponta IBGE

O comércio varejista no Brasil registrou uma queda de 1% no volume de vendas em junho, comparado ao mês anterior, segundo dados divulgados nessa última quarta, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em maio, o setor havia apresentado um crescimento de 0,9%. A retração foi influenciada principalmente pela diminuição nas vendas de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), além de outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%).

Apesar da queda mensal, o varejo mostrou resiliência em outros comparativos. O setor registrou crescimento de 4% em relação a junho do ano passado, 5,2% no acumulado do ano e 3,6% no acumulado dos últimos 12 meses. Algumas atividades, como combustíveis e lubrificantes (0,6%) e móveis e eletrodomésticos (2,6%), tiveram desempenho positivo em junho, o que ajudou a mitigar as perdas do setor.

A receita nominal do varejo também apresentou uma leve queda de 0,1% em junho em relação a maio, mas registrou um avanço significativo de 9% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o crescimento foi de 8,3%, e em 12 meses, de 5,9%, refletindo a força do setor apesar das oscilações mensais.

No varejo ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, houve um aumento de 0,4% no volume de vendas em junho. Os ramos de materiais de construção e veículos, motos, partes e peças se destacaram, com crescimentos de 4,8% e 3,9%, respectivamente. Esses setores também apresentaram um desempenho robusto em relação ao ano anterior, com altas expressivas tanto no acumulado do ano quanto nos últimos 12 meses.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*