Produção de motocicletas cresce 14,4% e alcança melhor resultado em 12 anos

A indústria de motocicletas instalada no Polo Industrial de Manaus (PIM) alcançou um marco significativo nos primeiros sete meses de 2024, com a produção de 1.015.201 unidades. Este volume representa um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período de 2023, sendo o melhor desempenho para o setor desde 2012. Somente em julho, foram fabricadas 147.125 motocicletas, registrando uma alta de 19,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado e de 38,4% em relação a junho deste ano. Esse resultado é o melhor para o mês de julho em 14 anos, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, destacou que a indústria de duas rodas de Manaus tem mantido seus planos de produção, o que tem resultado no desempenho positivo observado até agora. No entanto, ele alertou que a expectativa de estiagem na região amazônica nos próximos meses exigirá maior atenção do setor. Para mitigar os riscos, as fábricas do PIM estão implementando planos de contingência para garantir que os volumes de produção planejados sejam cumpridos, assegurando assim o abastecimento de um mercado que continua aquecido em razão da melhora na economia.

No mercado de varejo, o licenciamento de motocicletas também apresentou forte crescimento. Entre janeiro e julho, 1.090.088 unidades foram licenciadas, um aumento de 20,7% em relação ao mesmo período do ano passado, marcando o melhor desempenho desde 2008. Os modelos Street, Trail e motoneta foram os mais procurados pelos consumidores, representando juntos uma significativa fatia do mercado. Além disso, as exportações das indústrias associadas também tiveram alta, com 3.318 unidades exportadas em julho, 4,5% a mais do que no mesmo mês de 2023.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*