Deputada é condenada a quatro anos e cinco meses de prisão por desvio de dinheiro público

A deputada estadual Lucia Helena Pinto de Barros, conhecida como Lucinha (PSD-RJ), foi condenada a quatro anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto por desvio de dinheiro público. A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, que também determinou a perda de mandato da parlamentar e a devolução de cerca de R$ 174 mil mais juros. Cabe recurso da decisão.

Lucinha foi acusada de utilizar recursos públicos para pagar um pedreiro, nomeado como assessor parlamentar, que prestava serviços particulares nos centros comunitários mantidos por ela na zona oeste do Rio de Janeiro. As investigações começaram após o pedreiro Baltazar Menezes dos Santos entrar com uma ação trabalhista contra a deputada.

Entre 2011 e 2015, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) pagou R$ 174 mil em salários para o pedreiro, conforme constatado durante as investigações. O caso resultou na condenação de Lucinha, evidenciando o uso inadequado de verba pública e a necessidade de medidas de combate à corrupção.

Por meio de nota, a defesa de Lucinha informou que “tem certeza da improcedência da denúncia e vai recorrer da decisão, baseada inclusive em qualificados votos divergentes que inocentavam a deputada das acusações. A decisão do colegiado não foi unânime.”

 

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*