O Brasil reafirmou seu compromisso com o combate ao racismo e às desigualdades raciais durante a reunião do G20 nessa última terça, 23, no Rio de Janeiro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, destacou a importância da igualdade étnico-racial em seu discurso de abertura da segunda sessão “Combate às Desigualdades e Cooperação Trilateral” da Reunião Ministerial de Desenvolvimento. “No momento em que, lamentavelmente, presenciamos manifestações de racismo e discriminação, inclusive no esporte, o Brasil segue comprometido em promover a igualdade étnico-racial, que é não apenas um objetivo nobre, mas um imperativo para construir um mundo mais justo e sustentável”, afirmou Vieira.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, também participou do painel de discussão e reforçou que o combate ao racismo e às desigualdades deve ser um compromisso global: “Sabemos que resolver um problema sistêmico, estrutural e histórico não é tarefa apenas para um único ministério ou sequer um único país”. Ambos os ministros destacaram a criação voluntária do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18 pelo Brasil, com o objetivo de alcançar a igualdade étnico-racial, anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da ONU em 2023.
Vieira enfatizou a erradicação da pobreza como prioridade para o Brasil, mas destacou que esse objetivo ainda está distante em nível global. “Em 2023, chegamos à metade do período da Agenda 2030, ainda distantes do cumprimento daquilo que foi acordado pelos países membros da ONU. Não só estamos atrasados, como até recuamos na concepção de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a erradicação da pobreza e da fome”, afirmou. Ele citou dados da Oxfam que mostram um aumento da desigualdade global desde 2020, com os 10% mais ricos responsáveis por metade das emissões de carbono.
A reunião do G20, que começou na última segunda, 22, inclui uma série de eventos ao longo da semana. Nesta quarta, 24, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será realizado o pré-lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma das prioridades da presidência brasileira do G20. Anielle Franco também anunciou a Agenda de Enfrentamento à Fome e à Pobreza com foco em mulheres negras, que será oficialmente lançada no dia 25, contando com cinco grandes metas, 26 ações e mais de R$ 330 milhões investidos em políticas públicas.
Seja o primeiro a comentar