Alerta de perigo com baixa umidade e sensação de frio no Distrito Federal

Na manhã desta quarta, 24, os moradores de Brasília acordaram com a sensação de um dos dias mais frios do ano. Entretanto, será que esta impressão condiz com a realidade?

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros registraram 10° Celsius na manhã desta quarta, 24. Embora essa temperatura seja baixa, não é a menor do ano no Distrito Federal (DF). A sensação de frio mais intenso pode ser atribuída à força dos ventos, que amplificam a percepção de uma temperatura mais baixa do que a registrada.

A menor temperatura do ano foi de 7 graus, registrada no início do mês na região do Gama. A segunda menor temperatura, 7,3°C, ocorreu no final de junho em Águas Emendadas. No Plano Piloto, a menor temperatura de 2024 até agora foi registrada no dia 15 de julho, com 9,7°C.

Além da sensação térmica, a umidade do ar é outra preocupação para os brasilienses. O Inmet emitiu nesta manhã, 24, alerta de baixa umidade, variando entre 20% e 12%. De acordo com o instituo, a baixa relatividade do ar é resultado de uma intensa massa de ar seco que atua sobre grande parte do país, deixando o céu com poucas nuvens e criando condições de alerta de perigo para a população do DF.

Diante dessas condições, o Inmet recomenda algumas precauções: beber bastante água, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e usar hidratante para a pele. Essas medidas são essenciais para mitigar os efeitos do clima seco e proteger a saúde dos moradores.

Assim, embora a sensação de frio seja forte, os dados mostram que hoje não foi o dia mais frio do ano. No entanto, a combinação de temperaturas baixas e umidade extremamente baixa justifica o desconforto sentido pelos brasilienses.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*