Faixa de pedestres é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do DF

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF) aprovou nessa última sexta, 19, o reconhecimento da cultura de respeito à faixa de pedestres como Patrimônio Cultural Imaterial do DF. Em reunião extraordinária, foram apresentados e aprovados itens como a caracterização da faixa de pedestres, o histórico no Brasil e no Distrito Federal, o enquadramento conceitual e recomendações para ações futuras de salvaguarda. Felipe Ramón, subsecretário do Patrimônio Cultural e conselheiro do Condepac, destacou a importância desse reconhecimento, afirmando que a faixa de pedestres simboliza proteção e consideração mútua entre pedestres e condutores, refletindo a organização social e a identidade do Distrito Federal.

Após a leitura do relatório, os membros do Condepac votaram pela aprovação do reconhecimento da cultura de respeito à faixa de pedestres como patrimônio imaterial. O próximo passo é o encaminhamento de uma comunicação ao governador do DF, que deverá editar um decreto oficializando o processo. A expectativa é de que a confirmação oficial ocorra até 8 de agosto, Dia Internacional do Pedestre.

O processo de reconhecimento foi iniciado pela associação civil Andar a Pé – O Movimento da Gente e passou pela tramitação na Subsecretaria do Patrimônio Cultural (Supac), recebendo indicação positiva para o registro. Com essa aprovação, a cultura de respeito à faixa de pedestres se junta a outros bens imateriais já registrados no Distrito Federal, fortalecendo ainda mais a identidade e os valores culturais da região.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*