Pelo menos 116 pessoas morreram durante uma reunião religiosa hindu no norte da Índia, na cidade de Hathras, a 140 quilômetros ao sudeste de Nova Delhi. A tragédia ocorreu quando uma forte tempestade de areia gerou pânico entre os fiéis que deixavam o local, resultando em esmagamentos e pisoteamentos. Algumas pessoas caíram em um esgoto à beira da estrada. Segundo uma autoridade médica local, a maioria das vítimas fatais é de mulheres.
As autoridades informaram que o número de participantes no evento superava o limite que requer uma autorização especial, o que pode ter contribuído para o caos e o elevado número de vítimas. Eventos fatais são comuns em locais de culto na Índia durante grandes cerimônias religiosas, onde grandes multidões se reúnem frequentemente.
Este é o maior desastre desse tipo no país em mais de uma década. Em 2016, uma explosão de fogo de artifício em um templo durante a celebração do ano novo hindu matou 112 pessoas. Anos antes, em 2013, uma debandada provocada por rumores de uma ponte em colapso resultou na morte de 115 fiéis em Madhya Pradesh. Em 2008, 224 peregrinos morreram e mais de 400 ficaram feridos em outra debandada perto de um templo em Jodhpur.
Seja o primeiro a comentar