Parlamentares de 26 países buscam maior participação feminina na política

Cerca de 170 parlamentares mulheres de 26 países aprovaram, nessa última terça, 2, a Carta de Alagoas, com recomendações para aumentar a participação das mulheres nas decisões políticas e promover a igualdade econômica entre os gêneros. A carta foi aprovada durante a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum legislativo do G20, em Maceió. Entre as principais recomendações estão a ampliação do financiamento público para igualdade de gênero, a inclusão dos direitos das mulheres nas políticas e orçamentos dos países do G20, e a valorização do trabalho não remunerado de cuidados e doméstico.

A Carta de Alagoas também sugere a adoção de cotas, reserva de assentos e financiamento para aumentar a participação feminina no poder, visando alcançar a paridade em cargos eletivos e administrativos. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), presente no evento, comprometeu-se a levar a proposta para que todos os países realizem reuniões de parlamentares mulheres antes dos encontros anuais do G20, visando discutir a questão de forma contínua e eficaz.

Além dos parlamentares, o encontro contou com a participação de representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), da ONU Mulheres, do Mercosul, da União Europeia e da União Interparlamentar. Lira destacou em entrevista a necessidade de discutir uma gradação para a cota de candidaturas femininas nos legislativos municipais, estaduais e federal, ressaltando que atualmente 18% das cadeiras da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres, abaixo da média dos países do G20.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*