Após o primeiro turno das eleições legislativas antecipadas na França, em que o Rassemblement National saiu vencedor, milhares de pessoas se reuniram em diversas cidades francesas para se manifestar contra a vitória da extrema-direita. Na Praça da República, em Paris, mais de 8 mil pessoas compareceram para apoiar a Nova Frente Popular (NFP), a coligação de esquerda que ficou em segundo lugar.
Na noite desse último domingo, 30, milhares de franceses insatisfeitos e receosos com as projeções dos resultados das pesquisas de boca de urna foram às ruas para protestar contra a possibilidade de o líder da extrema-direita, Jordan Bardella, se tornar o primeiro-ministro francês no próximo domingo. Os manifestantes carregavam cartazes com a frase “não deixemos a França aos fascistas”.
Embora não tenha conseguido a maioria absoluta, o Rassemblement National, liderado por Marine Le Pen, obteve cerca de 34% dos votos e pode se tornar a maior força política no Parlamento francês. Em segundo lugar ficou a aliança de esquerda Nova Frente Popular, com cerca de 29% dos votos, distanciando-se da aliança de centro-direita Ensemble, do presidente Macron, que obteve entre 20,5% e 23%, de acordo com as últimas pesquisas.
Seja o primeiro a comentar