Mercado financeiro respira aliviado com queda do dólar e alta na bolsa

Após dias de instabilidade, o mercado financeiro teve um respiro nessa última sexta, 21. O dólar caiu, devolvendo a alta da última quinta, 20, e a bolsa de valores subiu pela quarta vez seguida, recuperando os 121 mil pontos. O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,441, com queda de R$ 0,021 (-0,39%). Apesar de oscilar bastante ao longo do dia, a moeda norte-americana encerrou a semana com alta de 1,09%, subindo 3,66% em junho e 12,12% em 2024.

No mercado de ações, o dia foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 121.341 pontos, com alta de 0,74%. O indicador subiu 1,4% na semana, registrando o primeiro ganho semanal desde a semana terminada em 17 de maio. Parte dos investidores aproveitou para vender dólares e embolsar ganhos recentes, mesmo diante de novas críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Lula afirmou que a troca de comando no BC, prevista para o fim do ano, devolverá a normalidade ao órgão.

Contribuindo para a queda do dólar, o mercado externo apresentou taxas de títulos do Tesouro norte-americano em queda. Juros menos altos em economias avançadas estimulam a entrada de capitais em países emergentes, como o Brasil. Essa movimentação ajudou a aliviar as tensões no mercado financeiro brasileiro, trazendo um respiro após dias de volatilidade.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*