A partir das 10h desta sexta, 21, cerca de 5,75 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física poderão verificar se foram contemplados no segundo lote de restituição. Este lote, que totaliza R$ 8,5 bilhões, inclui aproximadamente 250 mil contribuintes do Rio Grande do Sul, além de restituições residuais de anos anteriores.
O critério de prioridade para recebimento das restituições este ano foi ajustado devido às enchentes no Rio Grande do Sul, o que beneficiou os contribuintes gaúchos que entregaram suas declarações na última semana de maio ou regularizaram-nas em junho. No mês passado, mais de 886 mil contribuintes do estado já haviam recebido mais de R$ 1 bilhão em restituições.
Entre os beneficiados no segundo lote, 3.812.767 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida, o que garante prioridade no pagamento desde o ano passado. A consulta pode ser realizada no site da Receita Federal ou pelo aplicativo para dispositivos móveis, onde é possível verificar se há pendências que possam ter levado à exclusão deste lote.
Os valores serão creditados nas contas informadas na declaração ou na chave Pix do tipo CPF em 28 de junho. Caso haja algum problema com o crédito, como conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Seja o primeiro a comentar