O Mercado Público de Porto Alegre, localizado no centro histórico da cidade, retomou as atividades em ambos os pisos do prédio na manhã desta terça, 18. Agora, 53 lojas, bancas e restaurantes reabrem para atender o público das 8h às 19h. O mercado estava fechado desde 3 de maio, após uma enchente recorde no lago Guaíba, e reabriu parcialmente na última sexta, 14, com 16 restaurantes do segundo piso e lojas com acesso à rua.
A prefeitura de Porto Alegre informou que o acesso ao prédio será feito pelos quatro portões principais da avenida Borges de Medeiros, do Largo Glênio Peres, da avenida Júlio de Castilhos e do Terminal Parobé. Algumas bancas ainda estão em obras e permanecerão fechadas por mais alguns dias. Para a retomada das atividades, o local passou por vistorias da Vigilância Sanitária municipal, que orientou sobre procedimentos necessários para garantir a saúde dos consumidores. No fim de maio, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre realizou a limpeza e desinfecção das instalações do mercado, com um custo estimado de R$ 284 mil.
Antes da enchente, aproximadamente 760 pessoas trabalhavam diariamente no mercado público, que abrigava cerca de 100 estabelecimentos comerciais. O espaço, que agora reúne 1,5 mil pessoas direta e indiretamente, é uma das principais áreas de comércio e convivência da cidade, e sua reabertura total é um passo importante para a normalização das atividades no centro histórico de Porto Alegre.
Seja o primeiro a comentar