O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas para previsão de chuvas intensas e tempestades na Região Sul nesta segunda, 17. Dois alertas amarelos indicam perigo potencial de chuvas de até 30 mm/h e ventos de até 60 km/h, afetando 189 municípios do Rio Grande do Sul, especialmente nas áreas central, noroeste e nordeste, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre. O risco inclui corte de energia elétrica, descargas elétricas, queda de galhos de árvores e alagamentos, com recomendações para evitar abrigar-se sob árvores e estacionar próximo a estruturas vulneráveis.
Além desses, há três alertas de nível laranja, indicando perigo pelas tempestades mais severas, com chuvas de até 60 mm/h, risco de granizo e ventos alcançando até 100 km/h. As áreas afetadas incluem a região metropolitana de Porto Alegre, serrana e Vale do Itajaí no Rio Grande do Sul, bem como regiões do norte, oeste, sul e grande Florianópolis em Santa Catarina, e áreas do centro-sul, oeste, sudeste e sudoeste do Paraná, englobando 488 municípios.
A população deve estar alerta e seguir as orientações de segurança, evitando áreas vulneráveis durante as tempestades e mantendo contato com os serviços de emergência locais em caso de necessidade, como a Defesa Civil (199), Corpo de Bombeiros Militar (193) e Polícia Militar (190).
Seja o primeiro a comentar