Hamas condiciona aceitação de proposta de paz dos EUA à retirada imediata de tropas de Gaza

O Hamas anunciou que só considerará a proposta de paz apresentada pelos Estados Unidos se Israel retirar imediatamente suas tropas da Faixa de Gaza. No entanto, o plano de trégua não inclui essa condição na primeira fase, o que sugere que o cessar-fogo e a libertação de reféns podem não ocorrer de forma imediata. Os Estados Unidos, por sua vez, revelaram nesta quarta, 12, que estão avaliando a resposta do Hamas à proposta de cessar-fogo em Gaza, que insiste no “fim total do conflito”.

Na noite da última terça, 11, o Hamas comunicou aos mediadores do Catar e do Egito sua resposta à proposta de cessar-fogo, incluindo algumas emendas. Horas depois, Washington anunciou que recebeu a resposta do movimento palestino, agora em fase de análise. Em um comunicado conjunto, o Hamas e a Jihad Islâmica expressaram disposição para “negociar de forma positiva para chegar a um acordo”, destacando a prioridade de pôr um “fim total” à guerra que já dura mais de oito meses.

Entretanto, a resposta apresenta “reparos” à proposta original de maio do presidente norte-americano, incluindo um calendário para um cessar-fogo permanente e a retirada total das tropas israelenses de Gaza. Enquanto os ministérios dos Negócios Estrangeiros do Catar e do Egito analisam a resposta do Hamas, eles se comprometem a continuar os esforços de mediação junto com os Estados Unidos “até que um acordo seja alcançado”.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*