Cuidar da saúde para chegar saudável na fase da menopausa é fundamental, mas nem todas as mulheres possuem conhecimento sobre isso. Atualmente, no Brasil, existem cerca de 29 milhões de mulheres na menopausa, o que representa 7,9% da população feminina do país. Dados da OMS, estimam que em 2030, serão 30 bilhões de mulheres ao redor do mundo vivenciando a menopausa.
A idade média da menopausa nas mulheres brasileiras é de 48 anos, e apesar da menopausa ser uma fase natural e inevitável na saúde feminina, o assunto ainda é considerado um tabu e visto como uma doença.
A desinformação é o grande inimigo deste período, pois a menopausa possui diferentes etapas e vários sintomas físicos e emocionais que impactam diretamente a qualidade de vida e demandam uma série de cuidados.
O climatério, que é a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, pode trazer prejuízos físicos e psicológicos para a mulher. Os sintomas podem surgir 8 anos antes da menopausa, etapa chamada de perimenopausa, e perpetuar-se por mais 10 a 15 após a menopausa, ou seja, os sintomas continuam e podem até aumentar depois do fim da menstruação.
Dentre os sintomas, alguns são: ondas de calor, ganho de peso, metabolismo lento, alterações na saúde da pele, dificuldades para dormir, perda de densidade óssea, falta de memória e concentração e alterações de humor.
Uma pesquisa mostrou que aproximadamente 50% das mulheres não buscam ajuda médica nesta fase e apenas 20% das mulheres se sentem bem informadas sobre os impactos da menopausa no corpo.
A informação e o conhecimento têm uma influência muito positiva neste ciclo biológico, pois existem recursos e mudanças no estilo de vida que podem ser adquiridas para amenizar os sintomas da menopausa e melhorar o bem-estar da mulher.
Cuidados com a saúde durante a menopausa: da atividade física à nutrição
Os cuidados a serem tomados do início do climetério, até a pós-menopausa, envolvem a prática de atividade física regular, a boa alimentação e o controle do estresse. Isso ajuda na prevenção de doenças que podem ser agravadas na menopausa, como doenças cardiovasculares, ou que podem até contraindicar a terapia de reposição hormonal nessa fase.
Um bom estilo de vida, com uma dieta balanceada e exercício físico, por exemplo, são hábitos simples que fazem toda diferença neste processo. Outro ótimo aliado são os suplementos alimentares, que podem ser um complemento da alimentação.
Seja o primeiro a comentar