Ataques russos danificam infraestrutura energética da Ucrânia

Na noite desta sexta, 31, a Ucrânia sofreu ataques russos com drones e mísseis que causaram danos significativos a várias infraestruturas energéticas. A Ukridroenergo informou que pelo menos duas centrais térmicas e duas hidrelétricas foram atingidas, afetando instalações energéticas em cinco regiões. “Danos críticos aos equipamentos” foram relatados, e funcionários trabalham na recuperação, segundo a empresa. Desde o início da invasão em fevereiro de 2022, a Rússia já destruiu a central elétrica da barragem de Kakhovka e lançou mais de 110 mísseis contra alvos do setor.

A DTEK, outra empresa energética ucraniana, relatou danos graves em duas termoelétricas, marcando o sexto ataque massivo contra suas centrais nos últimos dois meses e meio. O Ministério da Energia anunciou que os ataques noturnos deixaram consumidores de Kharkiv, Poltava e Ivano-Frankivsk parcialmente sem eletricidade. Os recentes ataques forçaram as autoridades a introduzir cortes de energia em todo o país, com restrições previstas para este sábado. No entanto, o ministério alertou que os danos recentes podem alterar o plano de cortes.

As Forças de Defesa ucranianas interceptaram 35 mísseis e 46 drones do tipo Shahed de um total de 53 mísseis e 47 drones lançados, segundo o comandante da Força Aérea, Mikola Oleschuk. Em mais de dois anos de guerra, a Rússia intensificou os ataques aéreos contra a infraestrutura energética da Ucrânia, causando cortes e restrições de energia. As informações sobre o conflito, iniciada com a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022, não podem ser verificadas de forma independente. Uma nova ofensiva russa foi lançada em 10 de maio, após uma contraofensiva ucraniana no verão passado ter tido pouco sucesso.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*