Escolas Públicas em Porto Alegre retomam aulas após três semanas de enchentes

Estudantes de 36 escolas de Porto Alegre (RS) retomam as aulas esta semana, três semanas após as fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul. A prefeitura anunciou que 18 escolas da rede municipal reabrem nesta segunda, 20, outras 14 unidades retomam as atividades na terça, 21, e quatro escolas na próxima quarta, 22. A Secretaria Municipal determinou o retorno apenas para escolas não atingidas diretamente pelas cheias e com abastecimento de água e energia elétrica.

Os servidores diretamente impactados pelas enchentes estão dispensados do retorno imediato ao trabalho. Nesse primeiro momento, as escolas focarão em atividades lúdicas e recreativas, além de garantir o acolhimento e as refeições dos alunos. A ausência de alunos será justificada para aqueles atingidos pelas enchentes. Do total de 2.340 escolas estaduais, 1.680 já voltaram às aulas (71,7%), enquanto 660 permanecem fechadas, incluindo 491 sem previsão de retorno, conforme boletim estadual divulgado no domingo (19).

O governo do Rio Grande do Sul informou que as chuvas afetaram 1.058 escolas em 248 municípios, impactando 378 mil estudantes. Das escolas danificadas, 570 foram afetadas pelas enchentes, somando 219 mil alunos matriculados. Além disso, 86 escolas estaduais foram transformadas em abrigos. Diante desta situação, o Ministério da Educação (MEC) dispensou as escolas de ensino fundamental, médio e superior de cumprir o mínimo de dias letivos, desde que a carga horária anual seja mantida. A educação infantil foi dispensada de ambos os requisitos.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*