A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) começou nesta quarta, 15, a aplicação da vacina SpikeVax, da fabricante Moderna, contra a covid-19. O imunizante será destinado a crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme o calendário de rotina, e também será utilizado como dose de reforço para pessoas de grupos prioritários. Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e a caderneta de vacinação. Indivíduos dos grupos prioritários devem levar laudos médicos que comprovem as comorbidades ou comprovantes das atividades profissionais previstas.
Independente do número de doses prévias contra a covid-19, os indivíduos pertencentes aos grupos prioritários devem tomar uma dose anual da SpikeVax. Para pessoas com mais de 60 anos, imunocomprometidos e gestantes/puérperas, a orientação é receber uma dose a cada seis meses. Aqueles que se encaixam nessas condições e já receberam a vacina Pfizer Bivalente em 2024 devem retornar para uma nova dose três meses após a aplicação anterior.
A vacina da Moderna pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, exceto a da dengue. Dessa forma, é possível atualizar diversos esquemas vacinais de uma só vez, incluindo vacinas contra gripe (influenza), tétano, febre amarela, entre outras, sempre de acordo com o calendário vacinal.
Seja o primeiro a comentar