Tornado se forma no município gaúcho de Gentil em meio às inundações da região sul

No norte do Rio Grande do Sul, o município de Gentil foi surpreendido pela formação de um tornado em meio à tragédia climática que assola o estado. Moradores registraram em vídeos a passagem do fenômeno, caracterizado por um funil de ar com ventos que podem alcançar até 190 km/h, deixando um rastro de destruição em pastagens e plantações na zona rural de Gentil.

Meteorologistas analisaram as imagens e confirmaram a ocorrência do tornado, explicando que ele é formado a partir de nuvens de tempestade associadas à umidade em diferentes níveis da atmosfera. A Defesa Civil do RS esclareceu que tais condições são responsáveis por temporais, rajadas de vento, raios, granizo e, eventualmente, tornados, como ocorreu em Gentil. Até o momento, não há registros de feridos, apenas danos materiais, como um galpão em uma propriedade rural.

A formação do tornado ocorre em um contexto de instabilidade atmosférica devido à chegada de uma frente semi-estacionária acompanhada de um centro de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul. Essas condições propiciam elevados volumes de chuva em várias regiões, enquanto um bloqueio atmosférico deve manter a instabilidade do tempo até a próxima quarta, 15, com a entrada de uma massa polar.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*