Um bloqueio atmosférico mantém instabilidade e chuvas intensas no Rio Grande do Sul até a próxima quarta, 15, segundo o meteorologista do Inmet, Glauco Freitas. Com volumes de 30 a 50 mm, as chuvas têm causado preocupação devido aos altos acumulados dos últimos dias. A entrada de uma massa polar está prevista para quarta-feira, trazendo queda brusca nas temperaturas, podendo chegar a 0°C em algumas regiões.
Freitas ressaltou que a chegada do frio pode diminuir a quantidade de chuvas, mas os modelos meteorológicos ainda não confirmam essa tendência. O Cemaden emitiu alerta devido à previsão de chuvas intensas, aumentando o risco de alagamentos, especialmente nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste, Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre. O alerta se baseia nos níveis elevados dos rios e na saturação do solo.
A meteorologista da Sala de Situação do Estado, Cátia Valente, destacou que as chuvas devem se intensificar a partir deste domingo, 12, e na segunda, 13. A expectativa é de chuvas fortes, acrescentando mais preocupações às autoridades e à população em meio aos desafios causados pelas condições climáticas adversas.
Seja o primeiro a comentar